Close


Blog fique por dentro


“Fábrica” de bitcoins lucra R$ 18 milhões por mês

11/03/2014, em Mundo Digital

Bruno Garattoni - Super Interessante

Dave Carlson alugou dois galpões em Seattle, encheu de computadores e os colocou para “minerar” bitcoins – resolver operações matemáticas e receber a moeda virtual como pagamento. Ela tem um mecanismo de proteção anti-inflacionário: quanto mais computadores estiverem minerando, mais trabalho cada um terá de fazer para obter 1 bitcoin. Com a corrida pela moeda, anda cada vez mais difícil minerar com lucro – pois você pode acabar gastando mais em eletricidade, no seu PC, que o valor dos bitcoins que obterá. Mas Dave diz que, usando máquinas ligadas em rede, consegue tirar muitos bitcoins – e lucrar o equivalente a R$ 18 milhões por mês. De fato, é uma operação e tanto (veja no vídeo acima, a partir de 3:10).

Os bitcoins são aceitos em diversos lugares, e também podem ser convertidos em dinheiro. O problema é que sua cotação é extremamente instável. Em dezembro, o bitcoin perdeu 50% do valor em apenas um dia, depois que a China proibiu a troca de yuans por bitcoins (bloqueando a entrada de dinheiro especulativo, que vinha inflando a cotação da moeda virtual). Uma queda brutal, da qual o bitcoin não se recuperou até hoje. É impossível prever o que acontecerá com ele. Pode voltar a subir, ficar estável, ou sofrer um novo tombo – transformando milhões em pó.

Mas o que é Bitcoin?

Bitcoin é uma moeda digital criada em 2009 por Satoshi Nakamoto.

O nome também se refere ao programa código aberto que ele projetou para usar a moeda, e a rede ponto-a-ponto (peer-to-peer) que ele forma. Diferente da maioria das moedas, bitcoin não precisa de nenhum emissor centralizado. Bitcoin usa banco de dados distribuído espalhados pelos nós da rede ponto-a-ponto para registrar as transações, e usa criptografia para funções básicas de segurança, como certificar que bitcoins só podem ser gastas pelo dono, e evitar gastos duplos.

O projeto de Bitcoin permite propriedade e transferências anônimas de valores. Bitcoins podem ser salvas em computadores na forma de um arquivo carteira (wallet), ou em serviços de carteira provido por terceiros; e em ambos os casos, bitcoins podem ser enviadas pela Internet para qualquer pessoa que tenha um endereço de Bitcoin.

A topologia ponto-a-ponto da rede Bitcoin e a ausência de uma entidade administradora central torna inviável que qualquer autoridade, governamental ou não, manipule o valor de bitcoins ou induza inflação “imprimindo mais notas”.

Bitcoin é uma das primeiras implementações do conceito chamado criptomoeda, descrito originalmente em 1998 por Wei Dai.



voltar


Você sabia que as cores podem influenciar o comportamento das pessoas?
Internet - 26/09/2017

Primeiro site da internet completa 25 anos
Mundo Digital - 09/08/2016

Facebook testa mudança radical no layout das páginas
Internet - 22/07/2016

Quatro dicas para liberar espaço no Gmail
Ajuda e suporte - 10/06/2016

Aprenda como limpar seus temporários de internet
Ajuda e suporte - 15/05/2015



Contato


Solicite sua proposta >>
Oportunidades
Acompanhe
/fw2agenciadigital
/@FW2agencia
(21) 2275-1584

Rio de Janeiro - RJ